SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48MODELOS PARA LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN LAS PÁGINAS DEL TEACHERS COLLEGE RECORD (1900-1921)PERIODISMO EDUCACIONAL: ESTADOS UNIDOS, DESDE EL SIGLO 19 HASTA LAS PRIMERAS DÉCADAS DEL SIGLO 20 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

RIBEIRO, Maria das Graças. A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.75-93. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/56594.

Este texto tem como objetivo analisar, em uma perspectiva sócio-histórica, a constituição do sistema de educação superior nos Estados Unidos, no período entre o final do século 19 e início do século 20. Apoiado em revisão de literatura e consulta a outros documentos, conclui que a universidade é uma instituição tardia naquele país e assim como o seu sistema de educação superior, consolidado no período, está intrinsecamente marcada pelos padrões intelectuais e morais tornados então hegemônicos e que lhe imprimiram características até então exclusivas do mundo produtivo.

Palabras clave : educação superior norte-americana; universidade norte-americana; educação superior e hegemonia; educação superior e americanismo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )