SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48MODELOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PÁGINAS DO TEACHERS COLLEGE RECORD (1900-1921)PERIODISMO EDUCACIONAL: ESTADOS UNIDOS, DO SÉCULO 19 ÀS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO 20 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

RIBEIRO, Maria das Graças. A EDUCAÇÃO SUPERIOR NORTE-AMERICANA: GÊNESE DE UM MODELO. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.75-93. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/56594.

Este texto tem como objetivo analisar, em uma perspectiva sócio-histórica, a constituição do sistema de educação superior nos Estados Unidos, no período entre o final do século 19 e início do século 20. Apoiado em revisão de literatura e consulta a outros documentos, conclui que a universidade é uma instituição tardia naquele país e assim como o seu sistema de educação superior, consolidado no período, está intrinsecamente marcada pelos padrões intelectuais e morais tornados então hegemônicos e que lhe imprimiram características até então exclusivas do mundo produtivo.

Palavras-chave : educação superior norte-americana; universidade norte-americana; educação superior e hegemonia; educação superior e americanismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )