SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue48NATIONAL EDUCATION ASSOCIATION OF THE UNITED STATES OF AMERICATHE TEACHING OF THE JESUITS AT THE UNIVERSITY OF ÉVOR: A READING OF THE FIRST STATUTES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

STORCK, João Batista. DO MODUS PARISIENSIS AO RATIO STUDIORUM: OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO HUMANISTA NO INÍCIO DA IDADE MODERNA. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.139-158. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/57630.

O processo constitutivo do Ratio studiorum, enquanto método pedagógico, bem como a relação deste com o surgimento e a estruturação do Humanismo no início da Idade Moderna, é o tema do presente artigo. No desenvolvimento do trabalho, utilizamos uma vasta bibliografia existente sobre o tema, assim como, realizamos a consulta em documentos específicos da Companhia de Jesus. A relevância do presente trabalho justifica-se considerando o fato de que o método pedagógico desenvolvido pelos jesuítas teve uma grande influência sobre a educação e a cultura de modo geral, contribuindo para a estruturação do humanismo moderno e contemporâneo.

Keywords : modus parisienses; ratio studiorum; jesuítas; humanismo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )