SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48LA ASOCIACIÓN NACIONAL DE EDUCACIÓN DE LOS ESTADOS UNIDOS DE AMÉRICAENSEÑANZA DE LOS JESUITAS EN LA UNIVERSIDADE DE ÉVORA: UNA LECTURA DE LOS PRIMEROS ESTATUTOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

STORCK, João Batista. DO MODUS PARISIENSIS AO RATIO STUDIORUM: OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO HUMANISTA NO INÍCIO DA IDADE MODERNA. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.139-158. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/57630.

O processo constitutivo do Ratio studiorum, enquanto método pedagógico, bem como a relação deste com o surgimento e a estruturação do Humanismo no início da Idade Moderna, é o tema do presente artigo. No desenvolvimento do trabalho, utilizamos uma vasta bibliografia existente sobre o tema, assim como, realizamos a consulta em documentos específicos da Companhia de Jesus. A relevância do presente trabalho justifica-se considerando o fato de que o método pedagógico desenvolvido pelos jesuítas teve uma grande influência sobre a educação e a cultura de modo geral, contribuindo para a estruturação do humanismo moderno e contemporâneo.

Palabras clave : modus parisienses; ratio studiorum; jesuítas; humanismo.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )