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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
STORCK, João Batista. DO MODUS PARISIENSIS AO RATIO STUDIORUM: OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO HUMANISTA NO INÍCIO DA IDADE MODERNA. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.139-158. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/57630.
O processo constitutivo do Ratio studiorum, enquanto método pedagógico, bem como a relação deste com o surgimento e a estruturação do Humanismo no início da Idade Moderna, é o tema do presente artigo. No desenvolvimento do trabalho, utilizamos uma vasta bibliografia existente sobre o tema, assim como, realizamos a consulta em documentos específicos da Companhia de Jesus. A relevância do presente trabalho justifica-se considerando o fato de que o método pedagógico desenvolvido pelos jesuítas teve uma grande influência sobre a educação e a cultura de modo geral, contribuindo para a estruturação do humanismo moderno e contemporâneo.
Palabras clave : modus parisienses; ratio studiorum; jesuítas; humanismo.