SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48DO MODUS PARISIENSIS AO RATIO STUDIORUM: OS JESUÍTAS E A EDUCAÇÃO HUMANISTA NO INÍCIO DA IDADE MODERNAO MÉTODO DE ENSINO LANCASTERIANO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A SALA MONITORAL DO THE BRITISH SCHOOL MUSEUM DE HITCHIN, NA INGLATERRA, E O REGIMENTO INTERNO DAS AULAS PÚBLICAS DAS PRIMEIRAS LETRAS DA PROVÍNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM 1871 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

VAZ, Francisco António Lourenço. O ENSINO DOS JESUÍTAS NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA: UMA LEITURA DOS PRIMEIROS ESTATUTOS. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.159-174. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/54306.

Neste trabalho analisamos a organização do ensino na Universidade de Évora, fundada em 1559 e confiada aos padres da Companhia de Jesus, tendo como principal documento os Estatutos, que estiveram em vigor até 1759. Os Estatutos constituem um documento privilegiado para o estudo do ensino universitário, nomeadamente no que se refere à vida administrativa, ao plano de estudos e a outros aspetos da vida académica, como a utilização da biblioteca, os costumes dos estudantes, as festas, atos públicos e o intercâmbio internacional. Com a leitura e análise a um dos documentos mais relevantes da história da Universidade, pretendemos dar um contributo para a história do ensino universitário em Portugal e traçar a evolução da universidade durante os duzentos anos de ensino dos jesuítas.

Palavras-chave : estatutos; ensino universitário; administração; atos públicos; festas estudantis.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )