SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48O ENSINO DOS JESUÍTAS NA UNIVERSIDADE DE ÉVORA: UMA LEITURA DOS PRIMEIROS ESTATUTOSA educação como expressão do urbano na cidade de mariana na primeira metade do século 19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

FERREIRA, Dirce Nazaré de Andrade; SCHWARTZ, Cleonara Maria  e  KROHLING, Aloisio. O MÉTODO DE ENSINO LANCASTERIANO: UMA COMPARAÇÃO ENTRE A SALA MONITORAL DO THE BRITISH SCHOOL MUSEUM DE HITCHIN, NA INGLATERRA, E O REGIMENTO INTERNO DAS AULAS PÚBLICAS DAS PRIMEIRAS LETRAS DA PROVÍNCIA DO ESPÍRITO SANTO EM 1871. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.175-191. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/41842.

Este texto é resultado de uma pesquisa de campo qualitativa, exploratória e descritiva realizada no British School Museum, na cidade de Hitchin, na Inglaterra, com vistas a investigar o método lancasteriano em um espaço lúdico denominado sala monitorial. A pesquisa empírica se desenvolveu com observação dirigida a partir da análise da sala monitorial e de seus ferramentais lúdicos para, depois, cotejá-los com o Regimento Interno das Aulas Públicas das Primeiras Letras do Espírito Santo, de 1871, e com os livros de Joseph Lancaster, que descrevem seu método. Desta forma, a triangulação relacional entre a sala monitorial, o Regimento de 1871 e os livros de Joseph Lancaster forneceu uma síntese para entender as estratégias de ensino aplicadas em Londres e que se incorporaram nas estratégias pedagógicas do Brasil no século 19.

Palavras-chave : British School Museum; monitorial; história; educação; legislação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )