SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue48EDUCATION AS EXPRESSION OF URBAN IN THE CITY OF MARIANA IN THE FIRST HALF OF 19 CENTURYORIENTATIONS ON THE TEACHING OF WRITING IN THE REVISTA DO ENSINO/RS: REPERCUSSIONS OF THE WORK OF ORMINDA MARQUES (1930-1960) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

CELESTE FILHO, Macioniro. OS CONFLITOS Na Escola Normal de Piracicaba em meados da década de 1930. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.213-233. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/52821.

Em 1934 a Escola Normal de Piracicaba enfrentou conflitos no processo de implantação do novo Código de Educação do Estado de São Paulo. Professores e a direção da escola discordavam quanto ao caráter normativo deste código. Enfrentava-se, também, divergência sobre o processo avaliativo do período. A autoridade administrativa foi então questionada e as disputas pelo poder institucional vieram à tona. Houve a necessidade de mediação externa nestes conflitos, demandando sindicância governamental sobre a situação beligerante nesta tradicional escola secundária. A análise destas disputas possibilitou a compreensão do cotidiano escolar de então e as múltiplas facetas da organização institucional deste importante estabelecimento de ensino.

Keywords : ensino secundário; escola normal; Piracicaba.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )