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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

CELESTE FILHO, Macioniro. OS CONFLITOS Na Escola Normal de Piracicaba em meados da década de 1930. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.213-233. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/52821.

Em 1934 a Escola Normal de Piracicaba enfrentou conflitos no processo de implantação do novo Código de Educação do Estado de São Paulo. Professores e a direção da escola discordavam quanto ao caráter normativo deste código. Enfrentava-se, também, divergência sobre o processo avaliativo do período. A autoridade administrativa foi então questionada e as disputas pelo poder institucional vieram à tona. Houve a necessidade de mediação externa nestes conflitos, demandando sindicância governamental sobre a situação beligerante nesta tradicional escola secundária. A análise destas disputas possibilitou a compreensão do cotidiano escolar de então e as múltiplas facetas da organização institucional deste importante estabelecimento de ensino.

Palabras clave : ensino secundário; escola normal; Piracicaba.

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