SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue48ORIENTATIONS ON THE TEACHING OF WRITING IN THE REVISTA DO ENSINO/RS: REPERCUSSIONS OF THE WORK OF ORMINDA MARQUES (1930-1960)EQUALITY AND DIFFERENCE: DIALOGUES ABOUT THE PEASANT, THE WOMAN AND THE CHILD IN THE NINETY-THREE VICTOR HUGO'S NOVEL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

NEVES, Simone Aparecida  and  GALVAO, Ana Maria de Oliveira. REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA EM MEMÓRIAS E AUTOBIOGRAFIAS - MINAS GERAIS (1900-1960). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.259-280. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/49458.

Neste artigo se analisa as experiências de infância reconstruídas em autobiografias e memórias escritas por sujeitos que viveram essa fase da vida em Minas Gerais, no período compreendido entre 1900 e 1960, com o intuito de perceber de que modo diferentes pertencimentos - de gênero, classe social, raça/etnia, origem geográfica - podem influenciar na construção de representações sobre a infância. Foram utilizadas como fontes doze memórias e autobiografias, além de dados demográficos do período. Fundamentado nos estudos sobre a sociologia e a historiografia da infância, evidencia-se a existência de múltiplas infâncias engendradas pelas diferentes interações entre a criança e os diversos contextos históricos e sócio-culturais.

Keywords : história da infância; memórias e autobiografias; história da educação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )