SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número48ORIENTACIONES SOBRE LA ENSEÑANZA DE LA ESCRITURA EN LA REVISTA DO ENSINO/RS: REPERCUSIONES DEL TRABAJO DE ORMINDA MARQUES (1930-1960)IGUALDAD Y DIFERENCIA: DIÁLOGOS SOBRE EL CAMPESINO, LA MUJER Y EL NIÑO EN LA NOVELA NOVENTA Y TRES DE VÍCTOR HUGO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

NEVES, Simone Aparecida  y  GALVAO, Ana Maria de Oliveira. REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA EM MEMÓRIAS E AUTOBIOGRAFIAS - MINAS GERAIS (1900-1960). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.48, pp.259-280. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/49458.

Neste artigo se analisa as experiências de infância reconstruídas em autobiografias e memórias escritas por sujeitos que viveram essa fase da vida em Minas Gerais, no período compreendido entre 1900 e 1960, com o intuito de perceber de que modo diferentes pertencimentos - de gênero, classe social, raça/etnia, origem geográfica - podem influenciar na construção de representações sobre a infância. Foram utilizadas como fontes doze memórias e autobiografias, além de dados demográficos do período. Fundamentado nos estudos sobre a sociologia e a historiografia da infância, evidencia-se a existência de múltiplas infâncias engendradas pelas diferentes interações entre a criança e os diversos contextos históricos e sócio-culturais.

Palabras clave : história da infância; memórias e autobiografias; história da educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )