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História da Educação
versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459
Resumo
COSTA, David Antonio da e SOUZA, Thuysa Schlichting de. CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM SANTA CATARINA: A MODERNIZAÇÃO DA ARITMÉTICA NA REFORMA ORESTES GUIMARÃES (1910-1914). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.49-64. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/59428.
No âmbito deste artigo tem-se por objetivo compreender a inclusão e organização da matéria Aritmética nos programas de ensino dos grupos escolares de Santa Catarina durante os primeiros anos da reforma Orestes Guimarães. O período privilegiado na investigação é marcado pelo afloramento dos discursos da pedagogia moderna no Brasil. Assim, as discussões focalizam as implicações de uma educação renovada e moderna nas prescrições da matéria em questão. A análise histórica toma como fonte de pesquisa os documentos escolares normativos. O estudo permitiu o delineamento de um panorama educacional em que a matriz pedagógica do ensino intuitivo, alicerçada pela organização graduada dos estudos seriados, caracterizou uma nova formatação para o ensino da Aritmética nos grupos escolares catarinenses.
Palavras-chave : Aritmética; grupos escolares; método intuitivo; educação matemática.