SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49A MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: ELEMENTOS OU RUDIMENTOS?CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

COSTA, David Antonio da  e  SOUZA, Thuysa Schlichting de. CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM SANTA CATARINA: A MODERNIZAÇÃO DA ARITMÉTICA NA REFORMA ORESTES GUIMARÃES (1910-1914). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.49-64. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/59428.

No âmbito deste artigo tem-se por objetivo compreender a inclusão e organização da matéria Aritmética nos programas de ensino dos grupos escolares de Santa Catarina durante os primeiros anos da reforma Orestes Guimarães. O período privilegiado na investigação é marcado pelo afloramento dos discursos da pedagogia moderna no Brasil. Assim, as discussões focalizam as implicações de uma educação renovada e moderna nas prescrições da matéria em questão. A análise histórica toma como fonte de pesquisa os documentos escolares normativos. O estudo permitiu o delineamento de um panorama educacional em que a matriz pedagógica do ensino intuitivo, alicerçada pela organização graduada dos estudos seriados, caracterizou uma nova formatação para o ensino da Aritmética nos grupos escolares catarinenses.

Palavras-chave : Aritmética; grupos escolares; método intuitivo; educação matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )