SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49CONTRIBUIÇÕES PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM SANTA CATARINA: A MODERNIZAÇÃO DA ARITMÉTICA NA REFORMA ORESTES GUIMARÃES (1910-1914)OS LIVROS ESCOLARES COMO INSTRUMENTOS PARA A PROMOÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL ITALIANA NO BRASIL DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DO FASCISMO (1922-1925) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SILVA, Everaldo Paulo da  e  SCHUBRING, Gert. CÁLCULO EM MATEMÁTICA: UM ASSUNTO PARA O ENSINO EM GERAL OU ESPECÍFICO PARA O ENSINO TÉCNICO. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.65-80. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/54093.

No âmbito deste texto o nosso objetivo é seguir o caminho de Cálculo Diferencial e Integral na educação geral/ensino secundário e da educação profissional/ensino técnico no Brasil. Para realizar essa tarefa traçou-se um panorama histórico do século 20, tendo como ponto de partida a Conferência Internacional sobre o Ensino de Matemática de Paris, em 1914, a legislação brasileira e os contextos políticos e econômicos que, por vezes, influenciaram a inclusão ou a extinção do Cálculo dos programas nacionais, e também acompanhar a trajetória do Cálculo na disciplina Matemática desde Escola Técnica Federal de São Paulo até sua transformação em Centro Federal de Educação Tecnológica, onde foi implantado, pela primeira vez, o ensino médio.

Palavras-chave : disciplina matemática; história do ensino de matemática; cálculo no ensino médio; história do cálculo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )