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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

BARAUSSE, Alberto. OS LIVROS ESCOLARES COMO INSTRUMENTOS PARA A PROMOÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL ITALIANA NO BRASIL DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DO FASCISMO (1922-1925). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.81-94. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/60384.

No início da segunda década do século 20, na Itália, entre a crise das instituições liberais e a ascensão do fascismo, foram produzidos novos livros didáticos para as escolas italianas no exterior, a fim de apoiar o relacionamento da política de defesa da italianidade. O artigo pretende ilustrar os acontecimentos que levaram à publicação de livros de leitura para as escolas primárias de Alarico Buonaiuti, de Francesco Pasciuti e de Giovanni di Giusto destinados a circular no Brasil, bem como analisar os modelos educativos introduzidos e propostos pela nova produção editorial transmitida pelas autoridades italianas.

Palabras clave : escola italiana no exterior; livros escolares; identidade étnica; italianidade.

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