SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue49TEXTBOOKS AS TOOLS TO PROMOTE THE ITALIAN NATIONAL IDENTITY IN BRAZIL IN THE EARLY YEARS OF FASCISM (1922-1925)THE BRAZILIAN LEGION OF ASSISTANCE IN SÃO PAULO AND THE INTERIORIZATION OF POLICIES FOR CHILDREN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

HUERTA, José Luis Hernández  and  SANCHEZ, Alba María Gómez. DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO E REFORMA POLÍTICA: O MOVIMENTO FREINET E A DEMOCRATIZAÇÃO NA ESPANHA (1975-1982). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.95-122. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/61932.

Em meados dos anos 1960, ressurgiu na Espanha o movimento Freinet, primeiro sob o nome de Asociación para la Correspondencia y la Imprenta Escolar - Acies - e, em seguida, passou a ser denominado Movimiento Cooperativo de Escuela Popular MCEP. Em pouco tempo, a organização contava com mais de uma centena de membros e seguidores, que, juntamente com o processo de transição à democracia, possibilitou que se empreendessem vários projetos, evidenciando um duplo caráter, pedagógico e político, das atividades da Acies/MCEP, entre os quais se destacaram os congressos, jornadas e seminários de formação e aperfeiçoamento profissional, assim como o boletim Colaboración (1976-1985), que foi o órgão de expressão e comunicação dos professores freinetianos espanhóis. Durante o período analisado, a Acies/MCEP se configurou como um dos movimentos de Renovação Pedagógica da Espanha mais ativos e dinâmicos. Este artigo indaga quais as contribuições do movimento freinetiano espanhol para a democratização do ensino durante o período mencionado, particularmente os debates políticos-pedagógicos sobre os princípios e fins da educação pública, a forma de compreendê-la, os problemas que envolviam a existência de uma educação privada subsidiada e o papel da escola como agente de desenvolvimento comunitário e cenário de participação cívica. Para tanto, utilizamos a coleção do boletim Colaboración como principal fonte documental, um exemplo representativo da imprensa pedagógica espanhola dos anos 70 e 80 do século 20, que contribuiu para a configuração do imaginário pedagógico vigentes nessas décadas e posteriores.

Keywords : Freinet; Espanha; imprensa pedagógica; renovação pedagógica; transição democrática; Colaboración.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English     · English ( pdf )