SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49OS LIVROS ESCOLARES COMO INSTRUMENTOS PARA A PROMOÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL ITALIANA NO BRASIL DURANTE OS PRIMEIROS ANOS DO FASCISMO (1922-1925)A LEGIÃO BRASILEIRA DE ASSISTÊNCIA EM SÃO PAULO E A INTERIORIZAÇÃO DE POLÍTICAS PARA A INFÂNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

HUERTA, José Luis Hernández  e  SANCHEZ, Alba María Gómez. DEBATES SOBRE EDUCAÇÃO E REFORMA POLÍTICA: O MOVIMENTO FREINET E A DEMOCRATIZAÇÃO NA ESPANHA (1975-1982). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.95-122. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/61932.

Em meados dos anos 1960, ressurgiu na Espanha o movimento Freinet, primeiro sob o nome de Asociación para la Correspondencia y la Imprenta Escolar - Acies - e, em seguida, passou a ser denominado Movimiento Cooperativo de Escuela Popular MCEP. Em pouco tempo, a organização contava com mais de uma centena de membros e seguidores, que, juntamente com o processo de transição à democracia, possibilitou que se empreendessem vários projetos, evidenciando um duplo caráter, pedagógico e político, das atividades da Acies/MCEP, entre os quais se destacaram os congressos, jornadas e seminários de formação e aperfeiçoamento profissional, assim como o boletim Colaboración (1976-1985), que foi o órgão de expressão e comunicação dos professores freinetianos espanhóis. Durante o período analisado, a Acies/MCEP se configurou como um dos movimentos de Renovação Pedagógica da Espanha mais ativos e dinâmicos. Este artigo indaga quais as contribuições do movimento freinetiano espanhol para a democratização do ensino durante o período mencionado, particularmente os debates políticos-pedagógicos sobre os princípios e fins da educação pública, a forma de compreendê-la, os problemas que envolviam a existência de uma educação privada subsidiada e o papel da escola como agente de desenvolvimento comunitário e cenário de participação cívica. Para tanto, utilizamos a coleção do boletim Colaboración como principal fonte documental, um exemplo representativo da imprensa pedagógica espanhola dos anos 70 e 80 do século 20, que contribuiu para a configuração do imaginário pedagógico vigentes nessas décadas e posteriores.

Palavras-chave : Freinet; Espanha; imprensa pedagógica; renovação pedagógica; transição democrática; Colaboración.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )