SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue49ESSAYS, LETTERS AND FREE COMPOSITIONS: THE NOTEBOOK AS OBJECT OF SCHOOL MATERIAL CULTURE (LAGES/SC - 1935)CHORAL SINGING AND THE HISTORY OF MUSICAL PEDAGOGY: ANALYSIS OF THE CHORAL SINGING CLASSES , BY JUDITH MORISSON ALMEIDA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE OSCAR LORENZO FERNANDEZ PARA O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS (1930-1931). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.227-238. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/61437.

Este estudo tem como objetivo analisar a proposta pedagógica de Lorenzo Fernandez, músico nacionalista que atuou no Instituto Nacional de Música e na Universidade do Distrito Federal - UDF -, instituições sediadas na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. A principal fonte documental mobilizada nesta investigação é o periódico Illustração Musical (1930-1931). Como resultado percebe-se que, para Lorenzo Fernandez, a base do ensino da música nas escolas públicas era a formação de professores por meio de cursos especializados com ênfases musicais e pedagógicas consistentes, uma proposta que dependia dos investimentos do governo brasileiro vigente no período em questão.

Keywords : história da educação; educação musical; Oscar Lorenzo Fernandez; revista Illustração Musical.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )