SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número49ENSAYOS, CARTAS Y COMPOSICIONES LIBRES: LO CUADERNO ESCOLAR COMO EL OBJETO DE LA CULTURA MATERIAL DE LA ESCUELA (LAGES/SC - 1935)EL CANTO ORFEÓNICO Y LA HISTÓRIA DE LA PEDAGOGÍA MUSICAL: ANÁLISIS DE LAS AULAS DE CANTO ORFEÓNICO DE JUDITH MORISSON ALMEIDA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DE OSCAR LORENZO FERNANDEZ PARA O ENSINO DA MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS (1930-1931). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.227-238. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/61437.

Este estudo tem como objetivo analisar a proposta pedagógica de Lorenzo Fernandez, músico nacionalista que atuou no Instituto Nacional de Música e na Universidade do Distrito Federal - UDF -, instituições sediadas na cidade do Rio de Janeiro, então capital da República. A principal fonte documental mobilizada nesta investigação é o periódico Illustração Musical (1930-1931). Como resultado percebe-se que, para Lorenzo Fernandez, a base do ensino da música nas escolas públicas era a formação de professores por meio de cursos especializados com ênfases musicais e pedagógicas consistentes, uma proposta que dependia dos investimentos do governo brasileiro vigente no período em questão.

Palabras clave : história da educação; educação musical; Oscar Lorenzo Fernandez; revista Illustração Musical.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )