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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

RAJOBAC, Raimundo. CANTO ORFEÔNICO E HISTÓRIA DA PEDAGOGIA MUSICAL: ANÁLISE DAS AULAS DE CANTO ORFEÔNICO DE JUDITH MORISSON ALMEIDA. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.49, pp.239-254. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/56393.

Este texto tem como objetivo desenvolver um diálogo com a histórica da Pedagogia Musical brasileira, tanto na perspectiva da recuperação de momentos históricos determinantes, quanto na perspectiva interpretativa que se faz possível ao lançarmos mão da materialidade histórica da educação que, dentre outras possibilidades, pode ser encontrada nos manuais didáticos. Tomaremos como objeto de investigação o livro Aulas de canto orfeônico para as quatro séries do curso ginasial (1951) de Judith Morisson Almeida, buscando destacar sua proposta pedagógica no que diz respeito ao trabalho com o canto orfeônico, bem como a relação que a mesma manteve com a tendência pedagógica escolanovista e o contexto sociopolítico da época.

Palavras-chave : pedagogia musical; canto orfeônico; música na escola.

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