SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Recepção de manuais escolares: um estudo a partir dos comunicados e atas das reuniões pedagógicas do grupo escolar Gustavo Richard (1946-1952) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

MAHAMUD ANGULO, Kira  e  BADANELLI RUBIO, Ana Maria. Os contextos de transmissao e de recepção dos manuais escolares: uma via de aperfeiçoamento metodológico em manualística. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.29-48. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/62455.

O artigo realiza um exame exaustivo de uma das áreas menos estudadas dos manuais escolares: os contextos de transmissão e de recepção. A evidência da existência multicontextualizada do manual é posta de manifesto pelas investigadoras. A consolidação da manualística e a necessidade de avançar como campo de estudo gerou um esforço em direção a um refinamento metodológico e a exploração dos contextos em que tem lugar a segunda fase de vida do manual escolar. Os contextos de transmissão e de recepção são examinados a partir da perspectiva dos atores e das fontes envolvidas. Estes aspectos consideram as questões e os conceitos de inferência textual e contextual, intertextualidade assim como a evidência da necessidade de investigar com um enfoque interdisciplinar quando se analisam manuais escolares.

Palavras-chave : Manualística; Metodologia; Contextos; Fontes Escritas e Orais; Atores de Transmissão e Recepção; História Vista de Baixo.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )