SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Los contextos de transmisión y recepción de los manuales escolares: una vía de perfeccionamiento metodológico en manualísticaEl uso del libro de texto de historia de españa en bachillerato: entre el aula y la casa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Recepção de manuais escolares: um estudo a partir dos comunicados e atas das reuniões pedagógicas do grupo escolar Gustavo Richard (1946-1952). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.49-68. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/62431.

Seguindo as novas tendências em investigação manualística este artigo tem como foco a recepção de manuais escolares prescritos pelo Departamento de Educação de Santa Catarina para subsidiar os estudos sobre a Escola Nova nas reuniões pedagógicas dos grupos escolares. Assim, privilegiam-se duas fontes complementares aos manuais: os comunicados apresentados pelas professoras nas reuniões pedagógicas do Grupo Escolar Gustavo Richard e as atas das mesmas. Tais fontes possibilitaram perceber quais problemas eram enfrentados pelas mestras, quais manuais foram selecionados para auxiliá-las a resolvê-los e quais as suas representações acerca das leituras realizadas. Para esta última questão foi utilizado o conceito de representação de Roger Chartier.

Palabras clave : Manuais Escolares; Escola Nova; Grupo Escolar; Representação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )