SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Os contextos de transmissao e de recepção dos manuais escolares: uma via de aperfeiçoamento metodológico em manualísticaO uso do livro de texto de historia da espanha no bachillerato: entre a aula e a casa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Recepção de manuais escolares: um estudo a partir dos comunicados e atas das reuniões pedagógicas do grupo escolar Gustavo Richard (1946-1952). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.49-68. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/62431.

Seguindo as novas tendências em investigação manualística este artigo tem como foco a recepção de manuais escolares prescritos pelo Departamento de Educação de Santa Catarina para subsidiar os estudos sobre a Escola Nova nas reuniões pedagógicas dos grupos escolares. Assim, privilegiam-se duas fontes complementares aos manuais: os comunicados apresentados pelas professoras nas reuniões pedagógicas do Grupo Escolar Gustavo Richard e as atas das mesmas. Tais fontes possibilitaram perceber quais problemas eram enfrentados pelas mestras, quais manuais foram selecionados para auxiliá-las a resolvê-los e quais as suas representações acerca das leituras realizadas. Para esta última questão foi utilizado o conceito de representação de Roger Chartier.

Palavras-chave : Manuais Escolares; Escola Nova; Grupo Escolar; Representação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )