SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Recepção de manuais escolares: um estudo a partir dos comunicados e atas das reuniões pedagógicas do grupo escolar Gustavo Richard (1946-1952)Manuais escolares para um ensino prático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

VALCARCEL, Nicolás Martínez. O uso do livro de texto de historia da espanha no bachillerato: entre a aula e a casa. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.69-93. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/62453.

O uso do livro didático por professores e alunos é um caminho de pesquisa pouco desenvolvido. Neste artigo abordo esta questão a partir da perspectiva do aluno, como um testemunho vivo e o livro História da Espanha usado como evidência, em torno do qual constroem as suas memórias. Os traços que cada manual tem - sublinhado, diagramas, símbolos, síntese, etc. -, permitem-nos identificar e verificar as tarefas executadas pelos seus utilizadores, iniciadas em sala de aula e continuadas em casa, um âmbito ainda menos pesquisado na área dos manuais. Além disso, a simultaneidade do livro com as notas dadas pelos professores, fazem necessário o estudo de ambos os recursos para melhor compreender qual é o papel dos livros didáticos. Finalmente a avaliação das características positivas e negativas de manuais e notas, em conjunto com as preferências dos estudantes por um ou outro, projeta uma informação necessária que aprofunda o hoje e o amanhã de ambos os recursos a partir do saber de um dos agentes: os alunos.

Palavras-chave : Livro-Texto; História; Ensino; Aprendizagem.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )