SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50O uso do livro de texto de historia da espanha no bachillerato: entre a aula e a casaLivro didático como indício da cultura escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ROCHA, Heloísa Helena Pimenta. Manuais escolares para um ensino prático. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.95-118. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/62476.

Este artigo indaga sobre o lugar dos manuais escolares no ensino das noções de higiene nas escolas primárias paulistas, ensino que, segundo as orientações e os programas aprovados nas primeiras décadas do século 20, deveria conferir primazia à dimensão prática. Para tanto, toma como fontes manuais escolares que abordam temáticas ligadas a higiene e saúde, em suas articulações com os programas de ensino e com fotografias que põem em cena aspectos das aulas de puericultura nos grupos escolares. A análise proposta visa a capturar, para além dos enunciados presentes nos manuais e dos modos como se articulam no sentido de produzir a interpretação por parte dos pequenos leitores, indícios das práticas escolares engendradas com o intento de conformar os gestos de cuidado com o corpo e a saúde.

Palavras-chave : Manuais Escolares; Cultura Escolar; Práticas Escolares; Higiene, Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )