SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50Schoolbooks for practical teachingFrance, the republican school and foreign models: perspectives for an international history of education in the 19th Century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.119-138. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/624037.

Este artigo indaga sobre o lugar dos manuais escolares no ensino das noções de higiene nas escolas primárias paulistas, ensino que, segundo as orientações e os programas aprovados nas primeiras décadas do século 20, deveria conferir primazia à dimensão prática. Para tanto, toma como fontes manuais escolares que abordam temáticas ligadas a higiene e saúde, em suas articulações com os programas de ensino e com fotografias que põem em cena aspectos das aulas de puericultura nos grupos escolares. A análise proposta visa a capturar, para além dos enunciados presentes nos manuais e dos modos como se articulam no sentido de produzir a interpretação por parte dos pequenos leitores, indícios das práticas escolares engendradas com o intento de conformar os gestos de cuidado com o corpo e a saúde.

Keywords : Manuais Escolares; Cultura Escolar; Práticas Escolares; Higiene, Saúde.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )