SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Manuales escolares para una enseñanza prácticaFrancia, la escuela republicana y el extranjero: perspectivas de la historia internacional de educación en el Siglo 19 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MUNAKATA, Kazumi. Livro didático como indício da cultura escolar. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.119-138. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/624037.

Este artigo indaga sobre o lugar dos manuais escolares no ensino das noções de higiene nas escolas primárias paulistas, ensino que, segundo as orientações e os programas aprovados nas primeiras décadas do século 20, deveria conferir primazia à dimensão prática. Para tanto, toma como fontes manuais escolares que abordam temáticas ligadas a higiene e saúde, em suas articulações com os programas de ensino e com fotografias que põem em cena aspectos das aulas de puericultura nos grupos escolares. A análise proposta visa a capturar, para além dos enunciados presentes nos manuais e dos modos como se articulam no sentido de produzir a interpretação por parte dos pequenos leitores, indícios das práticas escolares engendradas com o intento de conformar os gestos de cuidado com o corpo e a saúde.

Palabras clave : Manuais Escolares; Cultura Escolar; Práticas Escolares; Higiene, Saúde.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )