SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50The textbook as school culture's evidenceAn example of educational renewal in the canary islands during the years 30: following the clue and challenges of the Freinet's Techniques author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

MATASCI, Damiano. A França, a escola republicana e o exterior: perspectivas para uma história internacional da educação no Século 19. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.139-155. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/66203.

Neste artigo propõe-se uma reflexão acerca dos modos pelos quais a circulação internacional das ideias pedagógicas estruturou a elaboração do sistema escolar francês no fim do século 19. Embora seguidamente associada ao processo de nacionalização da sociedade, a escola da Terceira República se construiu, de fato, seguindo modelos e exemplos estrangeiros. Inicialmente o artigo examina os diferentes vetores que na França permitiram a produção de um saber específico embasado nos sistemas educativos europeus. Em seguida se analisa o papel dos reformadores franceses no seio do movimento internacional de reforma da instrução pública, em especial, no contexto de congressos de ensino, das seções escolares das exposições universais e das primeiras redes mundiais criadas na virada do século. Trata, enfim, das diferentes reapropriações dos modelos estrangeiros na França, notadamente quando surgiram as reformas do ensino primário e secundário. Mostrando as diferentes estratégias de escalas que se operam entre as dimensões nacionais e internacionais, pretende-se fornecer pistas de pesquisa para repensar a história da escola republicana.

Keywords : França; Escola Republicana; Internacionalização; Circulação de Discursos.

        · abstract in English | Spanish | Portuguese     · text in Portuguese | French     · Portuguese ( pdf )