SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50El manual escolar como indicio de la cultura escolarUn ejemplo de renovación pedagógica em canarias durante los años 30: tras el rastroy los retos de las Técnicas Freinet índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MATASCI, Damiano. A França, a escola republicana e o exterior: perspectivas para uma história internacional da educação no Século 19. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.139-155. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/66203.

Neste artigo propõe-se uma reflexão acerca dos modos pelos quais a circulação internacional das ideias pedagógicas estruturou a elaboração do sistema escolar francês no fim do século 19. Embora seguidamente associada ao processo de nacionalização da sociedade, a escola da Terceira República se construiu, de fato, seguindo modelos e exemplos estrangeiros. Inicialmente o artigo examina os diferentes vetores que na França permitiram a produção de um saber específico embasado nos sistemas educativos europeus. Em seguida se analisa o papel dos reformadores franceses no seio do movimento internacional de reforma da instrução pública, em especial, no contexto de congressos de ensino, das seções escolares das exposições universais e das primeiras redes mundiais criadas na virada do século. Trata, enfim, das diferentes reapropriações dos modelos estrangeiros na França, notadamente quando surgiram as reformas do ensino primário e secundário. Mostrando as diferentes estratégias de escalas que se operam entre as dimensões nacionais e internacionais, pretende-se fornecer pistas de pesquisa para repensar a história da escola republicana.

Palabras clave : França; Escola Republicana; Internacionalização; Circulação de Discursos.

        · resumen en Español | Inglés | Portugués     · texto en Portugués | Francés     · Portugués ( pdf )