SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Livro didático como indício da cultura escolarUm exemplo de renovação pedagógica nas ilhas canárias durante os anos 30: seguindo o rastro e desafios das Técnicas Freinet índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

MATASCI, Damiano. A França, a escola republicana e o exterior: perspectivas para uma história internacional da educação no Século 19. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.139-155. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/66203.

Neste artigo propõe-se uma reflexão acerca dos modos pelos quais a circulação internacional das ideias pedagógicas estruturou a elaboração do sistema escolar francês no fim do século 19. Embora seguidamente associada ao processo de nacionalização da sociedade, a escola da Terceira República se construiu, de fato, seguindo modelos e exemplos estrangeiros. Inicialmente o artigo examina os diferentes vetores que na França permitiram a produção de um saber específico embasado nos sistemas educativos europeus. Em seguida se analisa o papel dos reformadores franceses no seio do movimento internacional de reforma da instrução pública, em especial, no contexto de congressos de ensino, das seções escolares das exposições universais e das primeiras redes mundiais criadas na virada do século. Trata, enfim, das diferentes reapropriações dos modelos estrangeiros na França, notadamente quando surgiram as reformas do ensino primário e secundário. Mostrando as diferentes estratégias de escalas que se operam entre as dimensões nacionais e internacionais, pretende-se fornecer pistas de pesquisa para repensar a história da escola republicana.

Palavras-chave : França; Escola Republicana; Internacionalização; Circulação de Discursos.

        · resumo em Português | Inglês | Espanhol     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf )