SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50France, the republican school and foreign models: perspectives for an international history of education in the 19th CenturyFrom lab School of Chicago to experimental schools of Rio de Janeiro in 1930 years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

LORENZO, Manuel Ferraz. Um exemplo de renovação pedagógica nas ilhas canárias durante os anos 30: seguindo o rastro e desafios das Técnicas Freinet. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.157-175. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/64674.

Embora não possamos falar do movimento Freinet nas Ilhas Canárias durante o período da Segunda República, dev do que n o havia um grupo organizado e minimamente unificado que tornasse realidade as técnicas propostas pelo professor francês, podemos falar da existência de professores que, num âmbito particular, conheciam as propostas de Freinet sobre o uso da imprensa, texto livre, correspondência escolar, expressão livre e criativa, a organização cooperativa e parlamentar da sala de aula, etc. e tentaram aplicar aos seus alunos. O objetivo desse artigo é explicar o que aconteceu entre 1931 e 1939.

Keywords : Ilhas Canárias; Segunda República; Renovação Pedagógica; Técnicas Educacionais Freinet; Arturo Soriano.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )