SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Francia, la escuela republicana y el extranjero: perspectivas de la historia internacional de educación en el Siglo 19De Lab Scholl de Chicago a las escuelas experimentales de Río de Janeiro en los años 1930 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

LORENZO, Manuel Ferraz. Um exemplo de renovação pedagógica nas ilhas canárias durante os anos 30: seguindo o rastro e desafios das Técnicas Freinet. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.157-175. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/64674.

Embora não possamos falar do movimento Freinet nas Ilhas Canárias durante o período da Segunda República, dev do que n o havia um grupo organizado e minimamente unificado que tornasse realidade as técnicas propostas pelo professor francês, podemos falar da existência de professores que, num âmbito particular, conheciam as propostas de Freinet sobre o uso da imprensa, texto livre, correspondência escolar, expressão livre e criativa, a organização cooperativa e parlamentar da sala de aula, etc. e tentaram aplicar aos seus alunos. O objetivo desse artigo é explicar o que aconteceu entre 1931 e 1939.

Palabras clave : Ilhas Canárias; Segunda República; Renovação Pedagógica; Técnicas Educacionais Freinet; Arturo Soriano.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )