SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50A França, a escola republicana e o exterior: perspectivas para uma história internacional da educação no Século 19Da Lab School de Chicago às escolas experimentais do Rio de Janeiro dos anos 1930 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

LORENZO, Manuel Ferraz. Um exemplo de renovação pedagógica nas ilhas canárias durante os anos 30: seguindo o rastro e desafios das Técnicas Freinet. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.157-175. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/64674.

Embora não possamos falar do movimento Freinet nas Ilhas Canárias durante o período da Segunda República, dev do que n o havia um grupo organizado e minimamente unificado que tornasse realidade as técnicas propostas pelo professor francês, podemos falar da existência de professores que, num âmbito particular, conheciam as propostas de Freinet sobre o uso da imprensa, texto livre, correspondência escolar, expressão livre e criativa, a organização cooperativa e parlamentar da sala de aula, etc. e tentaram aplicar aos seus alunos. O objetivo desse artigo é explicar o que aconteceu entre 1931 e 1939.

Palavras-chave : Ilhas Canárias; Segunda República; Renovação Pedagógica; Técnicas Educacionais Freinet; Arturo Soriano.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )