SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50An example of educational renewal in the canary islands during the years 30: following the clue and challenges of the Freinet's TechniquesThe educational mission of the middle generation in wartime: the writings of Luigi Bertelli for schools and young people during the years 1914-1918 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

XAVIER, Libânia Nacif  and  PINHEIRO, José Gledison Rocha. Da Lab School de Chicago às escolas experimentais do Rio de Janeiro dos anos 1930. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.177-191. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/62397.

Neste artigo abordam-se as relações entre o processo de expansão escolar e de difusão do conhecimento científico com as modernas formas de socialização e de organização pedagógica da escola. Parte-se de uma reflexão mais ampla sobre o sentido da instituição escolar e suas relações com a vida moderna e com o modelo republicano de governo para, em seguida, destacar as expectativas que cercaram a implantação das escolas experimentais no âmbito da Reforma Anísio Teixeira no Distrito Federal (1931-1935), em sintonia com o pragmatismo do filósofo norte- americano John Dewey (1859-1952). Adiante, ensaia-se uma interpretação sobre os modos de apropriação da pedagogia de Dewey no projeto das escolas experimentais

Keywords : Escola Nova; Pragmatismo; Escolas Experimentais.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )