SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Un ejemplo de renovación pedagógica em canarias durante los años 30: tras el rastroy los retos de las Técnicas FreinetA missão educativa da geração intemediária em tempo de guerra: textos para a escola e para a juventude de Luigi Bertelli entre 1914 e 1918 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

XAVIER, Libânia Nacif  y  PINHEIRO, José Gledison Rocha. Da Lab School de Chicago às escolas experimentais do Rio de Janeiro dos anos 1930. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.177-191. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/62397.

Neste artigo abordam-se as relações entre o processo de expansão escolar e de difusão do conhecimento científico com as modernas formas de socialização e de organização pedagógica da escola. Parte-se de uma reflexão mais ampla sobre o sentido da instituição escolar e suas relações com a vida moderna e com o modelo republicano de governo para, em seguida, destacar as expectativas que cercaram a implantação das escolas experimentais no âmbito da Reforma Anísio Teixeira no Distrito Federal (1931-1935), em sintonia com o pragmatismo do filósofo norte- americano John Dewey (1859-1952). Adiante, ensaia-se uma interpretação sobre os modos de apropriação da pedagogia de Dewey no projeto das escolas experimentais

Palabras clave : Escola Nova; Pragmatismo; Escolas Experimentais.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )