SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50From lab School of Chicago to experimental schools of Rio de Janeiro in 1930 yearsThe editorial disputes in the field of the textbook program for elementary education of the national book institute - Plidef/INL (1971-1976) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

ASCENZI, Anna  and  PATRIZI, Elisabetta. A missão educativa da geração intemediária em tempo de guerra: textos para a escola e para a juventude de Luigi Bertelli entre 1914 e 1918. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.193-218. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/64699.

A ideia de que a Grande Guerra representa uma divisão de águas do mundo contemporâneo já está firmemente estabelecida na história (Gabelli, 1991). As repercussões que o primeiro conflito bélico mundial trouxe à escola da época, contudo, têm sido menos investigadas. Uma fonte preciosa para explorar esse campo encontra-se, sem dúvida, nos livros didáticos escritos e publicados nesse período. Este artigo tem origem nessas considerações e se concentra na produção escrita de uma ilustre figura da literatura infantil italiana: Luigi Bertelli. O famoso autor de Gian Burrasca e fundador da revista infanto-juvenil Il Giornalino della Domenica escreveu diversos textos destinados à escola e às novas gerações durante a Primeira Guerra Mundial. Neste artigo busca-se examinar esses textos, pela primeira vez, de maneira analítica e pontual, não apenas com o objetivo de estabelecer uma imagem mais articulada de Bertelli como autor e educador, bem como oferecer uma contribuição para o entendimento dessa verdadeira pedagogia da guerra promovida durante os anos da Primeira Guerra Mundial.

Keywords : Primeira Guerra Mundial; Itália; Escola; Infância; Livros Didáticos; Luigi Bertelli.

        · abstract in English | French | Portuguese     · text in Portuguese | Italian     · Portuguese ( pdf )