SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Da Lab School de Chicago às escolas experimentais do Rio de Janeiro dos anos 1930As disputas editoriais no campo do programa do livro didático para o ensino fundamental do instituto nacional do livro - Plidef/INL (1971-1976) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ASCENZI, Anna  e  PATRIZI, Elisabetta. A missão educativa da geração intemediária em tempo de guerra: textos para a escola e para a juventude de Luigi Bertelli entre 1914 e 1918. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.193-218. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/64699.

A ideia de que a Grande Guerra representa uma divisão de águas do mundo contemporâneo já está firmemente estabelecida na história (Gabelli, 1991). As repercussões que o primeiro conflito bélico mundial trouxe à escola da época, contudo, têm sido menos investigadas. Uma fonte preciosa para explorar esse campo encontra-se, sem dúvida, nos livros didáticos escritos e publicados nesse período. Este artigo tem origem nessas considerações e se concentra na produção escrita de uma ilustre figura da literatura infantil italiana: Luigi Bertelli. O famoso autor de Gian Burrasca e fundador da revista infanto-juvenil Il Giornalino della Domenica escreveu diversos textos destinados à escola e às novas gerações durante a Primeira Guerra Mundial. Neste artigo busca-se examinar esses textos, pela primeira vez, de maneira analítica e pontual, não apenas com o objetivo de estabelecer uma imagem mais articulada de Bertelli como autor e educador, bem como oferecer uma contribuição para o entendimento dessa verdadeira pedagogia da guerra promovida durante os anos da Primeira Guerra Mundial.

Palavras-chave : Primeira Guerra Mundial; Itália; Escola; Infância; Livros Didáticos; Luigi Bertelli.

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português | Italiano     · Português ( pdf )