SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue50The editorial disputes in the field of the textbook program for elementary education of the national book institute - Plidef/INL (1971-1976)Circulation of ideas on the renewal of secondary education in the magazine escola secundária (1957-1961) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

VELOSO, Geisa Magela  and  OLIVEIRA, Gisele Cunha. Interdição de leitura e prescrição de textos para a infância e juventude Montes-Clarense (1920-1950). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.243-257. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/53889.

Neste artigo tem-se por objetivo discutir representações de leitura que circularam em Montes Claros e visaram a prescrever leituras ou interditar textos destinados à infância e à juventude. As representações se inscrevem em dois movimentos: de um lado, a construção da relação entre professores e alunos, livros e leituras, dada a possibilidade de inculcação de valores, de desenvolvimento cultural e aprendizado. Por outro lado encontra-se a defesa da interdição de determinados textos, considerados inadequados aos leitores em formação.

Keywords : Representações de Leitura; Prescrição de Livros; História da Leitura; História da Educação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )