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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

VELOSO, Geisa Magela  e  OLIVEIRA, Gisele Cunha. Interdição de leitura e prescrição de textos para a infância e juventude Montes-Clarense (1920-1950). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.243-257. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/53889.

Neste artigo tem-se por objetivo discutir representações de leitura que circularam em Montes Claros e visaram a prescrever leituras ou interditar textos destinados à infância e à juventude. As representações se inscrevem em dois movimentos: de um lado, a construção da relação entre professores e alunos, livros e leituras, dada a possibilidade de inculcação de valores, de desenvolvimento cultural e aprendizado. Por outro lado encontra-se a defesa da interdição de determinados textos, considerados inadequados aos leitores em formação.

Palavras-chave : Representações de Leitura; Prescrição de Livros; História da Leitura; História da Educação.

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