SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Circulación de ideas sobre la renovación de la enseñanza secundaria en la revista escola secundária (1957-1961)ABECEDARIOS EN CIRCULACIÓN: ENTRE DICCIONARIO, IMPRESOS Y CARTILLAS DE LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

WEIDUSCHADT, Patrícia  y  TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro. Cartilhas e livros didáticos nas escolas pomeranas luteranas no sul do Rio Grande Do Sul (1900-1940). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.275-296. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/62018.

Neste artigo busca-se comparar cartilhas e livros didáticos utilizados em comunidades pomeranas na região meridional do Rio Grande do Sul orientadas pelas seguintes instituições luteranas: Sínodo de Missouri e Sínodo Riograndense. Para entender a demarcação do campo religioso e a instauração das disposições educativo-religiosas foi usado o conceito de campo e de habitus Pierre Bourdieu (2002; 1983). Cabe destacar que o Sínodo Riograndense apostou no uso das suas cartilhas em escolas étnicas fora do seu viés doutrinário, como, por exemplo, nas escolas católicas e nas independentes, a fim de fortalecer o movimento germanista e a formação geral, enquanto o Sínodo de Missouri procurou, pelas cartilhas, o incremento e fortalecimento da doutrina luterana e pouco envolvimento com questões de cunho ideológico.

Palabras clave : Cartilhas; Luteranismo; Pomeranos.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )