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História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

WEIDUSCHADT, Patrícia  e  TAMBARA, Elomar Antonio Callegaro. Cartilhas e livros didáticos nas escolas pomeranas luteranas no sul do Rio Grande Do Sul (1900-1940). Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.275-296. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/62018.

Neste artigo busca-se comparar cartilhas e livros didáticos utilizados em comunidades pomeranas na região meridional do Rio Grande do Sul orientadas pelas seguintes instituições luteranas: Sínodo de Missouri e Sínodo Riograndense. Para entender a demarcação do campo religioso e a instauração das disposições educativo-religiosas foi usado o conceito de campo e de habitus Pierre Bourdieu (2002; 1983). Cabe destacar que o Sínodo Riograndense apostou no uso das suas cartilhas em escolas étnicas fora do seu viés doutrinário, como, por exemplo, nas escolas católicas e nas independentes, a fim de fortalecer o movimento germanista e a formação geral, enquanto o Sínodo de Missouri procurou, pelas cartilhas, o incremento e fortalecimento da doutrina luterana e pouco envolvimento com questões de cunho ideológico.

Palavras-chave : Cartilhas; Luteranismo; Pomeranos.

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