SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Cebadores y libros de texto en las escuelas pomeranas luteranas en el sur del Rio Grande do Sul (1900-1940)Abecedarios en circulación: entre diccionario, impresos y cartillas de la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

STEPHANOU, Maria  y  SOUZA, Mariana Venafre Pereira. ABECEDÁRIOS EM CIRCULAÇÃO: ENTRE DICIONÁRIOS, IMPRESSOS E CARTILHAS ESCOLARES. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.297-325. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/67559.

Abecedários são artefatos culturais, em geral associados à história da escolarização. São invenções seculares na história da cultura escrita. Não podemos circunscrevê-los à escola ou à história da alfabetização. Circularam em diferentes contextos socioculturais e geográficos. Fizeram-se presentes em diversas práticas de difusão da escrita, de produção artística, registro de genealogias, ensino da leitura e da escrita, entre outros. No âmbito da história cultural e da história da cultura escrita, os abecedários tiveram uma importância que ainda está por compreender. Acompanhamos aqui momentos da historicidade deste artefato e, como parte de um inventário documental, observamos a presença/ausência de abecedários em diferentes cartilhas que integram o acervo Memória da Cartilha da Ufrgs.

Palabras clave : abecedários; cartilhas; história da cultura escrita.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )