SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50Abecedários em circulação: entre dicionários, impressos e cartilhas escolaresA fábrica móveis cimo e seus mobiliários: a escola como um mercado atraente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SOUSA, Gustavo Rugoni de  e  SILVA, Vera Lucia Gaspar da. A FÁBRICA MÓVEIS CIMO E SEUS MOBILIÁRIOS: A ESCOLA COMO UM MERCADO ATRAENTE. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.327-352. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/64193.

Este trabalho, vinculado às discussões acerca da cultura material escolar, tem como objetivo compreender as relações existentes entre a fábrica Móveis Cimo e o mercado escolar. Para tanto, os investimentos se concentram nas relações entre as escolas públicas primárias, a indústria e o Estado. A escolha por estas categorias se fundamentou na compreensão de que a escola de massas é um fenômeno do mundo ocidental que se articulou com a expansão industrial. Compreende-se que a circulação de ideias pedagógicas difundiu saberes que modificaram a idealização dos artefatos escolares a partir de um padrão referencial, aceito internacionalmente e que a Móveis Cimo buscou adequar seus mobiliários a um modelo de escola ideal, o que contribuiu para a comercialização de seus produtos.

Palavras-chave : história da educação; cultura material; mobiliário escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )