SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50A FÁBRICA MÓVEIS CIMO E SEUS MOBILIÁRIOS: A ESCOLA COMO UM MERCADO ATRAENTEA CONSTITUIÇÃO DA ESFERA ESPECIALIZADA DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA DEMOCRACIA PORTUGUESA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

SILVA, Vera Lucia Gaspar da  e  SOUSA, Gustavo Rugoni de. A fábrica móveis cimo e seus mobiliários: a escola como um mercado atraente. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.351-376. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/64193.

Este trabalho, vinculado às discussões acerca da cultura material escolar, tem como objetivo compreender as relações existentes entre a fábrica Móveis Cimo e o mercado escolar. Para tanto, os investimentos se concentram nas relações entre as escolas públicas primárias, a indústria e o Estado. A escolha por estas categorias se fundamentou na compreensão de que a escola de massas é um fenômeno do mundo ocidental que se articulou com a expansão industrial. Compreende-se que a circulação de ideias pedagógicas difundiu saberes que modificaram a idealização dos artefatos escolares a partir de um padrão referencial, aceito internacionalmente e que a Móveis Cimo buscou adequar seus mobiliários a um modelo de escola ideal, o que contribuiu para a comercialização de seus produtos.

Palavras-chave : História da Educação; Cultura Material; Mobiliário Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )