SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número50LA CONSTITUCIÓN DE LA ESFERA PÚBLICA ESPECIALIZADA DE LAS CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN EN LA DEMOCRACIA PORTUGUESALa constitución de la esfera pública especializada de las ciencias de la educación en la democracia portuguesa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

SILVA, Carlos Manique da. A PRIMEIRA REPÚBLICA PORTUGUESA RECRIA O MINISTÉRIO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA: UM ESFORÇO DE APROXIMAÇÃO AOS SISTEMAS ESCOLARES EUROPEUS. Hist. Educ. [online]. 2016, vol.20, n.50, pp.373-387. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/63180.

No presente artigo procuro perceber em que medida a existência de um Ministério próprio, no fundo, de uma estrutura administrativa fortemente centralizada para a gestão da escola, contribuiu nos anos subsequentes a 1913, data de reinstituição definitiva do Ministério da Instrução Pública, e até sensivelmente ao final da Primeira República portuguesa (1926), para a aproximação aos sistemas escolares europeus. Num primeiro momento analiso os projetos-leis discutidos na Câmara de Deputados e no Senado a respeito da mencionada reinstituição. Posteriormente identifico algumas estratégias e medidas adotadas na esfera do Ministério da Instrução Pública, designadamente as que visavam a renovar o sistema educativo português no sentido de o tornar comparável ao de alguns países europeus. Concluo que, nesse período histórico, marcado por grande instabilidade política, a existência de um órgão central de coordenação do sistema educativo não se traduziu em maior capacidade para desenvolver de forma coerente dinâmicas inovadoras.

Palabras clave : Ministério da Instrução Pública; Portugal; Primeira República Portuguesa; viagens pedagógicas.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )