SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51ENTRAVES NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NAS ESCOLAS ITALIANAS PRIVADAS CURITIBANAS E PAULISTANAS (1883-1907)DA ITÁLIA AO BRASIL: INDÍCIOS DA PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO DE LIVROS DE LEITURA (1875-1945) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

ASCENZI, Anna. PARA A EDUCAÇÃO PATRIÓTICA E NACIONAL DOS ITALIANOS NO EXTERIOR: A EDIÇÃO PÓSTUMA DO LIVRO DE LEITURA O PÁTRIA MIA DE LUIGI BERTELLI (VAMBA) E A SUA DIFUSÃO NO BRASIL. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.101-122. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/69514.

Com o apoio de rico acervo de documentos e imprensa, o artigo reconstrói a gênese, os conteúdos e os endereçamentos ideológicos e culturais e a diversificada produção editorial, dentro e fora da península itálica, de um dos mais notáveis e longevos livros de leitura para as escolas italianas no exterior no período entre guerras: O Patria mia obra póstuma do célebre escritor para a infância Luigi Bertelli, mais conhecido pela vasta plateia de pequenos leitores com o pseudônimo de Vamba. Trabalha-se com a perspectiva nacionalista de Vamba, mas não fascista, a qual foi produzida pelo desejo do editor florentino Bemporad, com certa fascitização dos conteúdos. Apesar disso a obra não foi amada pelo regime, tanto que, na metade dos anos 1930, com a vasta difusão registrada, por exemplo, nas escolas italianas no Brasil, se decidiu por substituí-la com textos ideológica e politicamente mais sintonizados com os endereçamentos do totalitarismo fascista.

Palavras-chave : livros de texto; escolas italianas no exterior; Vamba; Brasil.

        · resumo em Português | Inglês | Francês     · texto em Português | Italiano     · Português ( pdf )