SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue51FOR PATRIOTIC AND NATIONAL EDUCATION OF ITALIANS ABROAD: THE POSTHUMOUS EDITION OF THE BOOK O PATRIA MIA OF LUIGI BERTELLI (VAMBA) AND IT'S DISSEMINATION IN BRAZILBETWEEN PASTORAL NEEDS AND COMMITMENT TO PRESERVING THE NATIONAL IDENTITY: THE CHURCH AND THE ITALIAN EMIGRATION BETWEEN NINETEENTH AND TWENTIETH CENTURIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

LUCHESE, Terciane Ângela. DA ITÁLIA AO BRASIL: INDÍCIOS DA PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO DE LIVROS DE LEITURA (1875-1945). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.123-142. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/68894.

O objetivo do artigo é compreender a produção, a circulação e o consumo, no Brasil, de livros escolares italianos enviados para as chamadas escolas italianas no exterior, com atenção para a coleção organizada por Clementina Bagagli. Contribuições da História Cultural subsidiam a análise documental dos manuais didáticos, além de outros documentos. Concluo que a circulação dos livros enviados pelo governo italiano marcou ambientes escolares, em especial os urbanos. Percebo que houve diferenciação entre os livros didáticos em quantidade e conteúdo decorrente das políticas empreendidas pela Itália, sendo no fascismo, o mais profícuo. Por fim, houve preservação da leitura e dos livros mesmo que os estudantes frequentassem a escola pública ou confessional, com ensino em português.

Keywords : escolas étnicas; livros didáticos; imigrantes italianos; produção; circulação e consumo.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )