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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

LUCHESE, Terciane Ângela. DA ITÁLIA AO BRASIL: INDÍCIOS DA PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E CONSUMO DE LIVROS DE LEITURA (1875-1945). Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.123-142. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/68894.

O objetivo do artigo é compreender a produção, a circulação e o consumo, no Brasil, de livros escolares italianos enviados para as chamadas escolas italianas no exterior, com atenção para a coleção organizada por Clementina Bagagli. Contribuições da História Cultural subsidiam a análise documental dos manuais didáticos, além de outros documentos. Concluo que a circulação dos livros enviados pelo governo italiano marcou ambientes escolares, em especial os urbanos. Percebo que houve diferenciação entre os livros didáticos em quantidade e conteúdo decorrente das políticas empreendidas pela Itália, sendo no fascismo, o mais profícuo. Por fim, houve preservação da leitura e dos livros mesmo que os estudantes frequentassem a escola pública ou confessional, com ensino em português.

Palabras clave : escolas étnicas; livros didáticos; imigrantes italianos; produção; circulação e consumo.

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