SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue51THE PERSONAL ARCHIVE OF CATARINENSE PROFESSOR ELPÍDIO BARBOSA (1909-1966): FROM HAND WRITING TO DIGITAL RECORDSPEDAGOGICAL DISCOURSE AND THE DEFENCE OF TEACHING IN RUFINO CARPENA MONTESINOS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


História da Educação

Print version ISSN 1414-3518On-line version ISSN 2236-3459

Abstract

KUHLMANN JR, Moysés  and  LEONARDI, Paula. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO QUADRO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.207-227. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/66163.

Neste artigo argumenta-se sobre uma perspectiva historiográfica que procura situar a educação no quadro das relações sociais. Circunscrever as pesquisas aos limites escolares traz o risco da produção de interpretações restritas ao que poderia ser denominado educentrismo. São feitas considerações sobre os limites do educentrismo e apresentam-se informações sobre documentação digitalizada no quadro de ampla pesquisa. Indicam-se desdobramentos da adoção dessa perspectiva no que se refere ao trabalho com as fontes legislativas e a imprensa periódica, bem como sobre a questão das relações internacionais em torno das temáticas da Igreja Católica e do jardim de infância, em que ocorrem tensões com dinâmicas locais, regionais e nacionais.

Keywords : historiografia; educação; relações sociais; fontes.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )