SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51EL ARCHIVO PERSONAL DEL PROFESOR CATARINENSE ELPÍDIO BARBOSA (1909-1966): DE LOS RASTROS MANUALES PARA EL REGISTRO DIGITALDISCURSO PEDAGÓGICO Y DEFENSA DEL MAGISTERIO EN RUFINO CARPENA MONTESINOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

KUHLMANN JR, Moysés  y  LEONARDI, Paula. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO QUADRO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.207-227. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/66163.

Neste artigo argumenta-se sobre uma perspectiva historiográfica que procura situar a educação no quadro das relações sociais. Circunscrever as pesquisas aos limites escolares traz o risco da produção de interpretações restritas ao que poderia ser denominado educentrismo. São feitas considerações sobre os limites do educentrismo e apresentam-se informações sobre documentação digitalizada no quadro de ampla pesquisa. Indicam-se desdobramentos da adoção dessa perspectiva no que se refere ao trabalho com as fontes legislativas e a imprensa periódica, bem como sobre a questão das relações internacionais em torno das temáticas da Igreja Católica e do jardim de infância, em que ocorrem tensões com dinâmicas locais, regionais e nacionais.

Palabras clave : historiografia; educação; relações sociais; fontes.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )