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História da Educação
versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459
Resumen
KUHLMANN JR, Moysés y LEONARDI, Paula. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO QUADRO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.207-227. ISSN 2236-3459 . https://doi.org/10.1590/2236-3459/66163.
Neste artigo argumenta-se sobre uma perspectiva historiográfica que procura situar a educação no quadro das relações sociais. Circunscrever as pesquisas aos limites escolares traz o risco da produção de interpretações restritas ao que poderia ser denominado educentrismo. São feitas considerações sobre os limites do educentrismo e apresentam-se informações sobre documentação digitalizada no quadro de ampla pesquisa. Indicam-se desdobramentos da adoção dessa perspectiva no que se refere ao trabalho com as fontes legislativas e a imprensa periódica, bem como sobre a questão das relações internacionais em torno das temáticas da Igreja Católica e do jardim de infância, em que ocorrem tensões com dinâmicas locais, regionais e nacionais.
Palabras clave : historiografia; educação; relações sociais; fontes.