SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número51O ARQUIVO PESSOAL DO PROFESSOR CATARINENSE ELPÍDIO BARBOSA (1909-1966): DO TRAÇADO MANUAL AO REGISTRO DIGITALDISCURSO PEDAGÓGICO E DEFESA DO MAGISTÉRIO EM RUFINO CARPENA MONTESINOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


História da Educação

versão impressa ISSN 1414-3518versão On-line ISSN 2236-3459

Resumo

KUHLMANN JR, Moysés  e  LEONARDI, Paula. HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO QUADRO DAS RELAÇÕES SOCIAIS. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.207-227. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/66163.

Neste artigo argumenta-se sobre uma perspectiva historiográfica que procura situar a educação no quadro das relações sociais. Circunscrever as pesquisas aos limites escolares traz o risco da produção de interpretações restritas ao que poderia ser denominado educentrismo. São feitas considerações sobre os limites do educentrismo e apresentam-se informações sobre documentação digitalizada no quadro de ampla pesquisa. Indicam-se desdobramentos da adoção dessa perspectiva no que se refere ao trabalho com as fontes legislativas e a imprensa periódica, bem como sobre a questão das relações internacionais em torno das temáticas da Igreja Católica e do jardim de infância, em que ocorrem tensões com dinâmicas locais, regionais e nacionais.

Palavras-chave : historiografia; educação; relações sociais; fontes.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )