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História da Educação

versión impresa ISSN 1414-3518versión On-line ISSN 2236-3459

Resumen

MICHEL, Caroline Braga  y  ARRIADA, Eduardo. VIAGEM EDUCACIONAL AO URUGUAI EM 1913: IMPRESSÕES DOS PROFESSORES RIO-GRANDENSES ACERCA DAS ESCOLAS DE MONTEVIDÉO. Hist. Educ. [online]. 2017, vol.21, n.51, pp.253-270. ISSN 2236-3459 .  https://doi.org/10.1590/2236-3459/60766.

O presente artigo analisa as impressões do grupo de professores rio-grandenses que viajou, designado pelas autoridades gaúchas, ao Uruguai no ano de 1913 com o objetivo de conhecer o sistema educacional uruguaio para qualificar o ensino gaúcho. Esses educadores registraram suas impressões e observações acerca das visitas realizadas nas instituições de ensino uruguaias em um Relatório Oficial, composto por cinco partes. A análise, de cunho documental, evidenciou, a partir desse registro, que havia similaridades entre os dois contextos educacionais e ainda, por um lado certa idealização da comissão rio-grandense ao modelo uruguaio e, por outro, a constatação de excelência do método João de Deus utilizado no Rio Grande do Sul.

Palabras clave : missão educacional; Rio Grande do Sul; Uruguai.

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